Polo para idosos vira referência no Cambuci

“É hora de tirar o pijama.” Foi com essa frase que o servidor público municipal aposentado Antônio Caetano Silva, de 75 anos, justificou a sua mudança de atitude e resolveu enfim realizar atividades físicas e culturais. Ele é um dos mais recentes inscritos no Polo Cultural da Terceira Idade, equipamento municipal localizado na Rua Teixeira Mendes, 262, no Cambuci, região central da cidade.

Silva serve de exemplo para aqueles que já atingiram uma idade avançada e não estão com muito ânimo para sair de casa. O polo oferece dezenas de atividades gratuitas para os idosos, de segunda-feira a sexta-feira, durante o horário comercial. É uma boa oportunidade para melhorar a saúde e conhecer outras pessoas que partilham essa fase da vida.
O polo oferece pilates, ginástica terapêutica, teatro, massagem, ioga, dança, inglês e espanhol, entre outras atividades (veja a relação completa, com os dias e horários, na página ao lado). Atualmente, há cerca de 500 pessoas inscritas.





“Nós temos o objetivo de oferecer um ambiente agradável ao idoso, além dos cursos que o espaço disponibiliza. Eles precisam de atenção e carinho. Todos os funcionários são treinados para interagir de maneira satisfatória e benéfica com as pessoas que passam por aqui”, afirmou o coordenador do polo, Hélio de Oliveira. O órgão está vinculado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Massagem
Como o próprio aposentado Silva disse, ele “tirou o pijama” na última quinta-feira e decidiu participar de uma aula de massagem. “Depois que parei de trabalhar, acabei ficando muito tempo parado em casa. Chegou um momento em que era necessário fazer outras coisas”, afirmou. Ele reside na região central da cidade.

Moradora do bairro Cambuci, a hondurenha naturalizada brasileira Nuzzly Alvares, de 75 anos, começou a frequentar as atividades do polo em junho. “Está sendo maravilhoso. Participo de várias aulas e já estou sentindo o meu corpo ?desenferrujar?”, contou Nuzzly.

Para realizar a inscrição, basta apenas ir até o polo e levar uma foto 3×4. É possível se inscrever e realizar a atividade que desejar no mesmo dia. O idoso pode fazer quantos cursos tiver interesse, não há limite. “Gosto mais de ioga, pilates, bordado e teatro”, afirmou Maria Carvalhosa, de 65 anos.

Fonte: Diário de S. Paulo





Deixe seu comentário