As obras de revitalização do Largo do Guia do Cambuci, na região central, estão tirando os comerciantes do sério. Embora a intervenção seja bem-vinda, o momento escolhido pela Subprefeitura da Sé para realizá-la é inoportuno. Isso porque o movimento das lojas fica prejudicado justamente no período do Natal e os consumidores não têm lugar para andar. “Os moradores e frequentadores estão indignados com a confusão que a reforma tem trazido. O acesso das pessoas e a movimentação estão complicados”, reclama José Maria Souza, presidente do Clube de Lojistas do Cambuci.
Souza reclama da falta de planejamento das obras, já que, há cerca de quatro meses, foi realizada uma reforma do jardim do largo. “A Prefeitura devia ter aproveitado para fazer revitalização naquela mesma época e não agora, em pleno Natal.”
O lojista Marcelo Romano diz que a obra está trazendo dor de cabeça. “A revitalização acontece em um momento totalmente inapropriado. É época de Natal e Ano-Novo. O momento é o pior possível”, diz, ressaltando que a circulação de pessoas está prejudicada. “A metade do largo está interditada e as calçadas estão quebradas. Não há condições de o pedestre contornar o largo. E as pessoas têm de andar pelas ruas.”
Outra reclamação é que o local sempre foi ponto tradicional de decoração natalina na cidade, atraindo admiradores de todas as regiões. Mas, por causa das obras, todo o investimento foi ofuscado e os comerciantes estão frustrados. “Todo ano, nós lojistas fazemos a decoração da região e já ganhamos até prêmios. Porém, este ano nosso trabalho ficou escondido entre as pedras da reforma do largo. As pessoas mal conseguem entrar lá para ver a decoração”, lamenta Romano.
Segundo os comerciantes, eles foram apenas notificados de que haveria a reforma, mas não foram consultados. “Não pensávamos que seria feita ainda este ano. Espero que seja uma boa calçada. Uma que dure mais que as outras, porque está dando muita dor de cabeça”, diz.
Mais dois meses /A reportagem procurou a Subprefeitura da Sé e a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. Material disponibilizado no site da Prefeitura informa que a reforma deve ser concluída em dois meses e prevê a instalação de equipamentos de ginástica para a terceira idade, playground, reativação da fonte, além de serviço de manutenção nas áreas verdes. As intervenções, realizadas pela Subprefeitura Sé, preveem a troca do piso e da iluminação, a instalação de bancos de concreto e a ampliação dos canteiros. O custo será de R$ 134 mil.
Subprefeitura fez reparos no local no início deste ano
Na intervenção anterior, realizada entre o final de 2010 e início de 2011, o Largo do Cambuci recebeu o plantio de 50 dúzias de clorofito, 17 dúzias de lírio, 34 dúzias de vedélia e cerca de 200 metros quadrados de grama. No local, a Subprefeitura Sé também realizou os reparos do piso e a pintura das muretas. A obra teve um custo aproximado de R$ 26 mil.
Região era ponto de parada para tropeiros no século 19
No século 19, o Cambuci era rota de entrada para São Paulo. Na região existia uma trilha, muito utilizada por tropeiros que seguiam para Santos, que dava acesso ao Caminho do Mar. A região foi loteada dentro do grande terreno que formava a Chácara da Glória.
Fonte: Rede Bom Dia
Acho que estão sem saber no que gastar e ficam fazendo reformas sem necessidade. Colocar aparelhos de ginastica no largo do cambuci? rsrs deveriam aumentar o numero de aparelhos de ginástica do parque da aclimação, quem vai fazer ginástica no largo do cambuci, com toda a poluição que tem na rua, parece ate que estão querendo se livrar das pessoas da terceira idade.