Para quem não é da roça, Cambuci costuma ser apenas um bairro no Centro de São Paulo, mas, na verdade, Cambuci é o nome de uma fruta, típica da Mata Atlântica, estrela de uma feira de gastronomia ocorrida sábado e domingo na Praça Hélio Ansaldo. Até nhoque de Cambuci foi servido as visitantes da 5ª Rota Gastronômica do Cambuci.
Apesar de levar o nome da fruta, Cambuci não é sequer o bairro de São Paulo onde existem mais cambucizeiros. Esse título fica com o bairro de Parelheiros, no extremo da Zona Sul de SP. A proximidade com a Mata Atlântica é uma das razões.
“Em 2012 produzimos cerca de 700 quilos de cambuci. Este ano queremos chegar em 1, 5 tonelada”, disse o monitor ambiental, Luciano Assis.
Segundo ele, o cambucizeiro, que já esteve presente em várias regiões da cidade, foi alvo de madeireiras e, por isso, sumiu da mesa dos brasileiros. A fruta, servida pura, tem um gosto azedo e, por isso, ela é usada como ingrediente principal para outros pratos.
De acordo com a Ana Brumi, da ONG no bairro do Cambuci, há intenções de facilitar o acesso ao cambuci. “O cambuci ainda é difícil de ser encontrado. Queremos mudar essa realidade.”
Fonte: Diário de São Paulo