“2013 XÔ AZAR!!! O RESSACA VAI PASSAR” é o tema do Bloco da Ressaca do Cambuci. São esperados mais de seis mil foliões entre moradores e visitantes, para movimentar as ruas do bairro O ano 2013 remete a muitos brasileiros a idéia de sorte ou azar. A superstição faz parte da cultura popular e o Bloco da Ressaca do Cambuci, pegando esta carona, escolheu a sorte espantando o azar em seu 29º desfile, marcado para 02 de fevereiro.
A concentração será às 14h, no Largo do Cambuci e os foliões percorrerão, a partir das 16h30, as ruas do bairro. O bloco carnavalesco, considerado um dos mais tradicionais da cidade São Paulo espera para este ano um público de mais de seis mil pessoas, superando o número alcançado no ano passado.
Com a profissionalização do Carnaval das Escolas de Samba, que tornou o Carnaval na avenida um espetáculo para poucos, em função do confinamento do desfile e pelos altos preços cobrados nos salões de baile, haveria espaço para se proporcionar um divertimento à comunidade que, ao mesmo tempo, fosse sadio e gratuito, além de resgatar a memória do bairro que teve a primeira escola de samba de São Paulo, a Lavapés.
O carnaval sempre esteve muito presente no Cambuci, nos anos 30 do século passado, havia no Largo do Cambuci as tradicionais batalhas de confete atraindo gente de toda cidade, além do corso, a brincadeira consistia no desfile de automóveis enfeitados , repletos de foliões que percorriam a Avenida Lins de Vasconcelos que ao se cruzarem, os ocupantes dos veículos (geralmente grupos fantasiados) lançavam uns nos outros, confetes, serpentinas e esguichos de lança-perfume.
E assim nasceu o Bloco da Ressaca, que tem este nome por ter sido fundado numa segunda-feira, dia internacional da ressaca.