Os alunos da rede municipal de ensino de São Paulo ainda não receberam os uniformes escolares. Já são três meses aguardando e a reclamação é recorrente, como mostrou o SPTV nesta segunda-feira (23). No ano passado, também houve atraso na entrega da Prefeitura – alunos de algumas escolas estavam sem uniformes no mês de maio, quase no fim do primeiro semestre.
Em fevereiro, no primeiro dia de aula de 2012, os pais já haviam reclamado. Na época, a Secretaria Municipal de Educação informou que os uniformes seriam entregues a partir do início de março. Entretanto, não é isso que se vê na última semana de abril. No Cambuci, centro de SP, alunos chegaram ao colégio com pernas de fora e chinelos.
“É uma vergonha ter que trazer meu filho para estudar de chinelo.” – diz a mãe de um dos meninos.
No bairro do Grajaú, Zona Sul de Sp, Fabiana Palácio, mãe de Bruna, encontrou uma alternativa. Ela veste uma mistura de uniforme do ano passado, com peças do outro filho e com roupas que a menina usa no dia a dia. “Me sinto lesada. As crianças passam calor e passam frio sem uniforme”. A mãe precisou comprar um tênis, já que o kit do uniforme ainda não chegou. Fabiana também precisa improvisar o uniforme da outra filha, de quatro anos.
A empregada da casa, Jauzirene Sodré, conta que os dois filhos também estão passando pela mesma situação. “Nem todo pai tem condições de comprar roupa para a criança. Acho que tem que chegar bem antes.”
A obrigação da Prefeitura de São Paulo é entregar no início do ano o kit uniforme, composto por uma jaqueta, cinco camisetas, um casaco de moletom, uma bermuda, uma calça, cinco pares de meia e um par de tênis.
Em nota, a Secretaria de Educação disse que já foram entregues 50% dos uniformes e que vão chegar aos alunos até o fim de maio. Os alunos matriculados este ano, que não puderam tirar as medidas no ano passado, só devem receber os uniformes em junho.
Fonte: G1