Quem passa na altura do número 80 da rua Francisco Justino de Azevedo, no bairro do Cambuci, região central de São Paulo, se depara com uma grande abertura no centro da via. O buraco está no local há quase dois anos, feito como parte do projeto de melhorias no sistema de drenagem da Bacia da Aclimação.
Segundo o engenheiro da prefeitura de São Paulo José Henrique Chardulo, fiscal responsável pela obra, a ordem de início oficial do projeto foi em janeiro de 2010, mas fisicamente as obras foram iniciadas depois de seis meses. “Começamos no parque da Aclimação por conta do acidente ocorrido no lago em 2009, quando o vertedouro rompeu e toda a água do lago vazou”, diz.
Tereza Ortiz, síndica do condomínio Praia de Itacaré, localizado na Francisco Justino de Azevedo, em frente ao buraco, conta que os moradores do bairro encontram muitas dificuldades para acessar o condomínio. “Já vai fazer dois anos que este buraco está aqui, nossa rua está interditada, está tudo uma bagunça”. Ainda segundo a síndica, a obra está paralisada. “Não tem mais ninguém trabalhando, está tudo abandonado”, afirma.
De acordo com Martin Iung, engenheiro da Telar, empreiteira contratada pela prefeitura para executar as obras na rua, é necessário aguardar as liberações dos órgãos responsáveis para dar continuidade ao projeto. “Em obras enterradas pode haver interferência de tubulações, às vezes algumas precisam ser removidas, mas não podem”, explica.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou que os técnicos estão elaborando um novo projeto para a obra em questão, pois durante a execução foram constatadas interferências antigas que não constavam nos registros originais. Ainda segundo a Siurb, o objetivo é concluir todo o projeto da Bacia da Aclimação até o final de 2012.
Fonte: Portal Terra